Tecnologia & Ciencia – Urandir – Just True News

Pode parecer estranho, mas calma, a cor da Lua não vai mudar. Esta lua cheia é especial porque é a segunda a ocorrer este mês, tornando-a uma “lua azul”. Ou seja, é apenas uma definição não-literal de um acontecimento. A primeira lua cheia aconteceu no dia 2 de julho.

As chances de ver duas luas cheias no mesmo mês é um fenômeno raro que só ocorre cerca de uma vez a cada dois anos e meio. A próxima lua azul está prevista para o dia 02 de janeiro de 2018.

A razão pela qual avistamos a lua azul é porque o comprimento de um mês do calendário na Terra não é igual a um mês lunar. Este tempo se mistura no momento em que vemos uma fase da Lua repetida (como o tempo entre duas luas cheias ou duas novas luas).

Um mês lunar tem cerca de 29 dias de duração, considerando que a maioria dos nossos meses na Terra possuem 30 ou 31 dias. É por isso que a lua cheia não acontece na mesma data todos os meses e por isso que às vezes há uma sobreposição no número de luas cheias em um único mês.

Em teoria, podemos ver uma lua azul durante qualquer mês do ano, exceto em fevereiro – mesmo em um ano bissexto – de acordo com Larry Ciupik, um astrônomo do Planetário Adler, em Chicago, EUA.

O termo tem mudado ao longo dos anos, por isso, se você pensou que “lua azul” significava algo diferente do que a segunda lua cheia em um mês, você não está tão errado. O termo também é usado para se referir à quarta Lua em uma única temporada.

De qualquer modo, uma lua azul é uma anomalia rara em nosso céu noturno. Você não tem que fazer nada especial para ver a lua azul de sexta-feira. Basta olhar para cima e apreciar a vista de uma lua que não mudará de cor, mas estará totalmente visível pela segunda vez, no mês.

Tecnologia – Urandir – Just True News
fontes: Urandir News & Record Tecnologia www.r7.com