Tecnologia & Ciencia – Urandir – Just True News

   urandir   TECNOLOGIA   Último membro de povo indígena vive isolado na mata há 22 anos 

Funai monitora as atividade de índio isolado na mata há 22 anos
Arquivo Funai

A Funai divulgou nesta semana imagens do último membro de um povo indígena que está isolada desde junho de 1996, quando foi localizada uma barraca de paus e folhas secas e outros vestígios do chamado “índio do buraco”.

Segundo a Funai, o processo de invasão da mata por fazendeiros e madeireiros ilegais foi o motivo de ter restando apenas um índio sobrevivente desse povo.

   urandir   TECNOLOGIA   Último membro de povo indígena vive isolado na mata há 22 anos 

Cabana construído pelo “índio do buraco” no meio da mata
Arquivo Funai

A região onde o solitário índio habita é a Terra Indígena de Tanaru. A área de 8.070 hectares está localizada na Floresta Amazônia do estado de Rondônia. 

A Funai tentou entrar em contato com o índio pela última vez em 2005, mas desistiu de novas empreitadas ao identificar que não era da vontade dele. O contato, então, passou a ser apenas por ferramentas e sementes deixadas no meio da mata.

   urandir   TECNOLOGIA   Último membro de povo indígena vive isolado na mata há 22 anos 

Terra Indígena de Tanaru está localizada no estado de Rondônia
Reprodução/terrasindigenas.org.br

Há seis anos, foram encontradas roças de milho, batata, cará, banana e mamão plantadas pelo indígena. Isso indicaria que ele vive basicamente desses alimentos e da caça.

Pelos dados divulgados pela Funai, são 28 registros confirmados da presença de povos isolados na região amazônica, do qual o “índio do buraco” faz parte. Outros 86 estão fase de pesquisas.

A Funai conseguiu filmar o índio utiliza um machado. Houve uma tentativa de chamar sua atenção, mas após alguns golpes na madeira ele desiste e sai caminhando por entre as árvores.

 

Tecnologia – Urandir – Just True News
fontes: Urandir News & Record Tecnologia www.r7.com