Tecnologia & Ciencia – Urandir – Just True News

   urandir   TECNOLOGIA   Baleia é achada morta na Indonésia com o estômago cheio de plástico

Pesquisadores acharam mais de 1000 pedaços de plástico no estômago da baleia
Alfi Kusuma Admaja / AKKP Wakatobi via Reuters / 19.11.2018

Uma baleia cachalote de 9,5 metros de comprimento foi encontrada morta no litoral da Indonésia na última segunda-feira (20). Quando pesquisadores abriram o estômago do animal, já em estado de putrefação, encontraram uma causa provável da morte: quase 6 quilos de plástico.

De acordo com autoridades do Parque Nacional de Wakatobi, na província de Sulawesi, onde o animal foi localizado, ele havia ingerido mais de mil objetos diferentes feitos de plástico.

Os pesquisadores contaram 115 copos plásticos, quatro garrafas, 25 sacos plásticos, um par de chinelos, um saco grande de nylon e centenas de outros objetos que a baleia engoliu no mar, inclusive um enorme emaranhado de fios usados em redes de pesca.

“Os fatos são horríveis”

Em um comunicado, a coordenadora de preservação de espécies marinhas da ONG WWF na Indonésia, Dwi Suprapti, disse que, por causa do avançado estado de decomposição do corpo, não foi possível dizer se o plástico encontrado no estômago da baleia foi a causa da morte.

“Apesar de ainda não termos conseguido deduzir o que causou a morte da baleia, os fatos que podemos ver aqui são realmente horríveis”, afirmou Suprapti.

   urandir   TECNOLOGIA   Baleia é achada morta na Indonésia com o estômago cheio de plástico

Baleia foi achada em estado avançado de putrefação
Kartika Sumotang via Reuters / 19.11.2018

Vice-líder em poluição

Com 260 milhões de habitantes, o arquipélago da Indonésia é o segundo maior responsável pela poluição de plástico nos oceanos, atrás apenas da China, segundo uma pesquisa publicada no início deste ano.

O país produz 3,2 milhões de toneladas de lixo plástico por ano. Desse total, 1,29 milhão de toneladas vão para os mares.

Diante desse quadro, o governo indonésio lançou programas para tentar reduzir o uso de plástico pela população. O objetivo é reduzir a utilização desse material em 70% até 2025.

 

Tecnologia – Urandir – Just True News
fontes: Urandir News & Record Tecnologia www.r7.com