Saúde – Urandir & Just-True News

   urandir   SAUDE   Dieta pobre em açúcar reduz gordura no fígado, diz estudo

Mudança na dieta reduziu 25% da gordura no fígado de adolescentes
Pixabay

Uma dieta com baixo consumo de açúcares diminuiria a quantidade de gordura no fígado, tornado a mudança na alimentação um tratamento a ser considerado para o problema, segundo um estudo publicado no revista científica JAMA (Journal of the American Medical Association).

O estudo, liderado por persquisadores do departamento de gastroenterologia, hepatologia e nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, avaliou 40 meninos adolescentes entre 11 e 16 anos com doença hepática gordurosa não alcoólica durante oito semanas.

Veja também: Planta da Amazônia ajuda a reduzir gordura do fígado

Os participantes foram divididos igualmente entre dois grupos, sendo um deles com intervenções na dieta, com planejamento de cardápio e fornecimento de refeições para toda a família, de maneira a restringir o consumo de açúcar para menos de 3% das calorias diárias durante o tempo de avaliação.

O outro grupo seguiu com a alimentação habitual e sem intervenções dos pesquisadores.

Saiba mais: Nimesulida faz mal para o fígado e está proibida em vários países

Ao final do acompanhamento dos adolescentes, os pesquisadores constataram que o grupo com restrição de açúcar na dieta apresentou redução 17% a 25% da gordura no fígado, enquanto o grupo sem alterações na alimentação reduziu o problema em cerca de 20%.

Além da redução da gordura, o grupo com mudanças na dieta apresentou também um melhor resultado na redução no nível da enzima alanina aminotransferase, que identifica lesões no fígado.

Leia também: ‘Como um suplemento alimentar me colocou na fila do transplante de fígado’

Embora os resultados sejam promissores, os pesquisadores ressaltam em seu artigo que são necessários mais estudos para avaliar os resultados da mudança na dieta em pacientes com gordura no fígado à longo prazo.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Deborah Giannini

Azia não está relacionada ao fígado. Saiba como lidar com o problema:

Saúde – Urandir & Just-True News
fonte: R7 Saúde r7.com