Notícias Mundo by Urandir & Just-True

Milhares de pessoas se reúnem em manifestação pró governo de Hong Kong  Just True Urandir Pesquisa Ciencia Ufologia Tecnologia  1efb 15636436625d334f0e7e4ea 1563643662 3x2 rt   urandir   MUNDO   Milhares de pessoas se reúnem em manifestação pró governo de Hong Kong

Dezenas de milhares de pessoas se reuniram em Hong Kong neste sábado (20) para manifestar seu apoio à polícia e ao governo pró-Pequim da ex-colônia britânica.

Organizadores afirmaram que 316 mil estiveram presentes —segundo a polícia, porém, o cálculo ficou em 103 mil. 

Os manifestantes pediam o fim da violência depois da onda de protestos contra um projeto de lei de extradição, motivo de confrontos entre a polícia e ativistas.

O grupo, composto por uma maioria mais velha e vestida de branco, carregava bandeiras da China e entoava slogans como “apoie a polícia de Hong Kong”.

Uma frota de cerca de dez embarcações circulou pelo porto Victoria, próximo à manifestação, com cartazes em que se lia “estamos todos no mesmo barco” e “desista do combate, lute por Hong Kong”.   

A população mais velha de Hong Kong se sente especialmente próxima da China —já o sentimento de valorização da identidade local é mais forte entre jovens.
 
Segundo a última pesquisa divulgada pela Universidade de Hong Kong, mais da metade da população se identifica como honconguesa, enquanto cerca de 10% se considera chinesa. 

O protesto pró-Pequim acontece um dia antes de outra manifestação marcada contra o governo e o projeto, agora suspenso, que permitiria que cidadãos de Hong Kong fossem enviados à China para julgamentos.  

Os ativistas querem a retirada total do projeto e também a renúncia da chefe-executiva do território, Carrie Lam.

Hong Kong é uma ex-colônia britânica e retornou a domínio chinês em 1997 sob o arranjo “um país, dois sistemas”, que permite manter certo grau de autonomia.

facebook profile!

Notícias Mundo – by Urandir & JustTrue
fonte: Folha de São Paulo folha.com.br