Notícias Mundo by Urandir & Just-True

Escalada autocrática de Chávez desaguou na farsa de Maduro  Just True Urandir Pesquisa Ciencia Ufologia Tecnologia  4758 15471393545c37791a9fa85 1547139354 3x2 rt   urandir   MUNDO   Escalada autocrática de Chávez desaguou na farsa de Maduro

Depois de uma fase de medidas financiadas pela alta dos preços do petróleo que resultaram em inegável melhoria das condições de vida do povo venezuelano, o regime de Hugo Chávez degringolou. Não era difícil perceber que o roteiro acabaria levando a experiência bolivariana do país vizinho ladeira abaixo. Foi o que aconteceu. 

Com o passar do tempo vieram o aparelhamento do setor público por apaniguados, a forte presença militar no controle do Estado e de estatais, o inchaço da administração, a demonização da livre-iniciativa, a ineficiência generalizada, a escalada da corrupção, o descontrole da inflação e a mais grave crise econômica da história do país.

A trajetória autocrática de Chávez veio a desaguar na farsa de Maduro, caricatura acabada do estúpido ditador populista “anti-imperiealista” latino-americano  —que não viu Jesus na goiabeira, mas assegura ter encontrado o antecessor sob a forma de um passarinho.

Agora, depois de reprimir violentamente manifestantes, golpear instituições e encher cadeias com presos políticos, o patético líder Venezuelano patrocina uma reeleição ilegítima e enfrenta redobrada resistência internacional

A crise é gravíssima e acumulam-se as nuvens carregadas da ameaça de uma intervenção externa, o que seria um desastre para a região. É difícil imaginar como a racionalidade poderia prevalecer, mas, ou as forças de oposição e do governo organizam uma saída negociada, ou pode-se esperar pelo pior. 

Acompanhando esse quadro deplorável não há como não pensar nas resistências do PT em assumir, antes, durante e mesmo agora, depois da campanha eleitoral, uma atitude firme em defesa da democracia na Venezuela. Com críticas lacônicas aqui e ali, o partido, em sua ambiguidade diante de questões relativas à “democracia burguesa”, apenas reforça os argumentos da ultradireita que ora esfrega as mãos com a perspectiva de promover a seu modo a derrubada de Maduro.

facebook profile!

Notícias Mundo – by Urandir & JustTrue
fonte: Folha de São Paulo folha.com.br