Urandir News – Notícias Internacionais

Parlamento macedônio aprova mudança de nome do país para Macedônia do Norte  Just True Urandir Pesquisa Ciencia Ufologia Tecnologia  6dec ap19009512095982   urandir   MUNDO   Parlamento macedônio aprova mudança de nome do país para Macedônia do Norte
Vizinha Grécia, país com quem mantém disputa sobre o nome, precisa ratificar a alteração. Manifestante protesta contra a mudança de nome da Macedônia para Macedônia do Norte, aprovada pelo Parlamento nesta sexta-feira
Boris Grdanoski/AP Photo
O parlamento da Macedônia aprovou nesta sexta-feira (11) a mudança de nome do país para Macedônia do Norte. A troca está dentro de um pacote de alterações na Constituição exigidos para por fim a uma disputa com a vizinha Grécia.
Isso porque há uma província no norte da Grécia que se chama Macedônia, e os gregos reivindicam que apenas aquela região possa se declarar como tal.
A atual Macedônia – que deve ganhar o sufixo “do Norte” – fazia parte da antiga Iugoslávia até 1991, quando declarou independência.
Alteração, agora, depende da Grécia
Protesto em frente ao parlamento da Grécia contra o uso do nome ‘Macedônia’ pelo país vizinho
REUTERS/Costas Baltas
Para a mudança de nome se confirmar, falta o Parlamento da Grécia aprovar a alteração. Parte dos gregos, no entanto, rejeitam a nova nomenclatura justamente por ainda conter o termo “Macedônia”.
Os nacionalistas da Macedônia, por outro lado, argumentam que mudar o nome significa se render às pressões da Grécia. O presidente da Macedônia, Gjorge Ivanov, de direita, se opõe à mudança de nome.
Primeiro-ministro macedônio, Zoran Zaev, comemora após conseguir aprovar mudança de nome do país para Macedônia do Norteq
Tomislav Georgiev/Reuters
Porém, a Constituição estipula que ele deve assinar a medida, aprovada por dois terços dos parlamentares – graças, em parte, à mobilização do primeiro-ministro, Zoran Zaev, favorável à alteração. O premiê teve dificuldades para conseguir a maioria.
Confirmada a mudança, as tensões políticas entre gregos e macedônios devem se dissipar – o governo da Grécia barrava a entrada da Macedônia na União Europeia e na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Urandir – Notícias Internacionais
Matéria original publicada em globo.com